Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Placa de Petri descartável ?

Um laboratório não está completo se não houver a presença do material para laboratório denominado placa de petri descartável .

A placa de petri descartável  trata-se de um recipiente com formato cilíndrico e achatado, feito  de plástico e cuja função é auxiliar principalmente alguns procedimentos de microbiologia (cultura de micro-organismos).

Vantagens da Placa de Petri Descartável

Bom , assim como o nome diz, tudo o que é descartável tem as vantagens de pode usar por um tempo e depois descartar, as placas de petri descartáveis também. Você pode usa-las por mais vezes depois da autoclavagem e não corre o risco de quebras como as de vidro.

Como são fabricadas as Placas de Petri descartável ?

O mercado atual oferece diversos tamanhos e modelos de placa de petri, como por exemplo, aquelas que são placas de petri descartáveis, estéreis, inquebráveis, e até mesmo autoclaváveis.

Como escolher as Placas de Petri descartáveis ?

No momento da escolha do modelo correto da placa de petri descartável   é importante levar em consideração o tamanho e material necessário para o procedimento laboratorial. existem placas de petri descartáveis  em poliestireno, as dimensões variam de 48 mm a 120 mm de diamêtro.

Quem inventou a Placa de Petri?

Petri ingressou no laboratório de Koch no Departamento de Saúde Imperial da Alemanha em 1877 e, pouco depois, apresentou um substituto decente para as batatas: um prato de vidro redondo e raso com tampa.

Ele pegou rapidamente no laboratório de Koch, onde os pesquisadores cultivaram bactérias em várias misturas de gelatina e caldo de carne. O design não mudou muito desde o final da década de 1870; placas de petri descartáveis  atuais também vêm em versões  com divisórias, e a maioria agora tem anéis em suas tampas para que sejam mais fáceis de empilhar, mas a forma básica é a mesma.

Como utilizar uma placa de petri?

Um dos modos principais na qual se utiliza uma placa de petri descartáveis em microbiologia é através da semeadura em placas de petri:

Inicialmente é válido ressaltar que a amostra na qual será semeada deve conter pouca quantidade de micro-organismos pois o inóculo – suspensão de micro-organismos de concentração adequada – para isolamento deve ser leve, e cada colônia que se forma ao longo da superfície de um meio sólido é originada de um ou alguns micro-organismos.

Consequentemente, quanto maior o número, menor será a possibilidade de isolamento e maior a de crescimento confluente. Para situações onde o inóculo é obtido a partir de meio sólido, este pode ser diluído em salina estéril por exemplo.

Qual a função da alça Bacteriológica?

 Isolamento com estrias múltiplas: nesta técnica, o analista de laboratório espalha o material com o uso de uma alça bacteriológica (ou também denominada alça de inoculação ou alça para microbiologia), fazendo estrias sucessivas até o esgotamento do material, e deste modo, um completo isolamento das bactérias existentes na amostra é obtido.

O que é Semeadura?

A semeadura em placa de petri descartáveis  pode ser realizada em um sentido ou em vários, mas a figura abaixo apresenta uma sugestão da sequência nos movimentos (sequência numérica com suas respectivas cores) para que a técnica seja efetuada com sucesso.

Note que a partir do passo 2 (estrias indicadas pela cor azul), a alça  para microbiologia é deslizada sobre a região que foi semeada anteriormente (estrias indicadas pela cor vermelha) e em seguida é passada no restante da placa. E assim, sucessivamente para o passo 3 e 4.

Obs: a alça para microbiologia deve ser flambada para se iniciar a técnica, e note que os movimentos são sempre em zigue-zague.

Espalhamento: quando se deseja a obtenção de um tapete uniforme de crescimento microbiano, ou colônias que já foram isoladas, utiliza-se o método de “espalhamento” em placa de petri.

Nesta técnica o material é espalhado com o auxílio de um Swab ou Alça de Drigalski (também conhecida como espalhador), fazendo a semeadura por toda a superfície da placa.

Vale ressaltar que toda a superfície da placa deve ser semeada. Se o usuário não possuir um Swab e nem uma Alça de Drigalski, o procedimento também pode ser realizado com um espalhador de células  em formato T.

Precisa de Placas de Petri descartáveis ? Consulte nossa equipe.

Consulte o portfólio SPLABOR (www.splabor.com.br) para encontrar todos os itens citados acima, e até mesmo as opções de meios de cultura.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.