Existem diversos Tipos de Moinho que são comumente utilizados em laboratórios. Moinhos de laboratório, usados principalmente para preparação de amostras antes da análise, usam redução de tamanho de partícula (cominuição) para moer ou homogeneizar materiais úmidos, secos, duros, macios, elásticos, quebradiços e fibrosos.
Moinhos e trituradores são usados em laboratórios em áreas científicas muito variadas, incluindo química, produtos farmacêuticos, análise de alimentos, testes de materiais e ciências biológicas.
Sua funcionalidade básica é a mesma para todos: o Moinho para laboratório é muito eficaz para análises que necessitam de um processo de moedura de elementos e que essa moedura seja feita de maneira uniforme, ou seja, padronizada em um único tamanho, o que possibilita uma distribuição homogênea e estável em uma etapa de aplicação.
A moagem desse equipamento pode ser feita de duas formas: moagem de impacto (faz a moedura de materiais duros, quebradiços ou não elásticos através de uma lâmina de impacto em aço inoxidável) ou moagem de corte (a moedura é feita para pulverização de materiais macios e fibrosos, através de uma lâmina de corte em aço inoxidável também).
Então, o que diferencia um equipamento de outro? Qual o tipo de lâmina deve ser usado? Nesse post falaremos um pouco sobre isso.
Grande dúvida da maioria dos clientes é como escolher o Moinho de Laboratório apropriado para a sua aplicação, nesse post sobre Moinhos para Laboratório vamos falar um pouco dos tipos de Moinho.
Antes de escolher qual o equipamento ideal é necessário que se façam três perguntas básicas:
Essa pergunta é importante, pois, através de sua resposta, você vai escolher o tipo de lâmina para fazer a moedura desse material.
É necessário definir se o material é quebradiço (onde o ideal será o uso da lâmina de impacto em aço inoxidável) ou se ele é fibroso (nesse caso, o indicado será o uso da lâmina de corte).
Além disso, é importante saber também qual a possibilidade da amostra ser alterada com o calor gerado pelo atrito na hora da moagem, pois, caso haja essa possibilidade, é necessário adquirir um equipamento que possua entrada e saída de fluído para refrigeração. Veja alguns modelos nesse link (basta clicar) Moinho Universal.
Dependendo do volume da amostra você vai escolher qual o equipamento que suporta determinada medida.
A dureza do produto/material a ser analisado corresponde a quão sólido ele pode ser e influencia diretamente na capacidade do equipamento em suportar essa dureza. De acordo com o valor da dureza (Ohm) de cada amostra, há uma lâmina correspondente.
Ao comprar um moinho, potência, velocidade e capacidade de limpeza são parâmetros úteis; no entanto, também é importante ter em mente a taxa de transferência, reprodutibilidade e rendimento do instrumento, bem como a opção de um sistema de resfriamento, se necessário.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br) que encontra-se à disposição.
Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
View Comments
gostaria de moer polipropilelo qual equipamento seria o adequado
Olá Lucas. Bom Dia.
Em breve um de nossos Assessores Científicos entrará em contato com todas as informações que você necessita.
Curta nossa página no Facebook, aproveite e participe da nossa Campanha a respeito do Dia Mundial da Água.
Deixe uma frase ressaltando a importância deste elemento para a vida humana e concorra a um Fotômetro de Mão – HI 701 Hanna.
Este é o link: https://www.facebook.com/splabor/app_116390868551220
Obrigada pelo contato. Qualquer dúvida, estou a disposição.
preciso de moer graos de soya para NIR, molienda fina. Qual equipamento sera o adequado?
Olá Graciela. Bom dia!
Encaminhei sua dúvida aos Assessores Científicos da SPLABOR.
Em breve receberá via e-mail todas as informações.
Atenciosamente.
Necessito moer B4C e SiC em escala nanométrica, qual equipamento e acessórios vocês indicam?
Olá André, bom dia.
Encaminhei sua dúvida a equipe de assessores científicos da SPLABOR.
Em breve receberá via e-mail todas as informações.
Atenciosamente.
Caros,
Preciso de um moinho de laboratório para moer pequenas quantidades (20-50 g) de carboximetilcelulose, um derivado de celulose razoavelmente friável, porém com características fibrosas. Na planta industrial ele é moído em moinhos de rotor contra peneira tipo ralador doméstico.
Fico no aguardo da indicação do equipamento adequado, como também de uma proposta para fornecimento.
Preciso receber maiores informações sobre este moinho, irei utilizá-lo para moer ampolas vidro.
Necessito moer soda em escamas, qual moinho devo usar para tal procedimento.
Bom dia!
Vocês possuem moinho especifico para triturar plástico para realização de ensaio de fluidez?