O que faz a Micropipeta?
Hoje em nosso post vamos falar sobre micropipeta. Mas afinal o que é uma micropipeta. Uma micropipeta é um instrumento de laboratório que nos fornece uma medida precisa de líquidos.
Onde é utilizada a micropipeta?
A micropipeta é utilizada em diversos segmentos de laboratório:
- Universidade
- Pesquisa
- Laboratórios biológicos.
E como comprar uma micropipeta?
A primeira coisa que precisa saber ao ter a intenção de comprar uma micropipeta é capacidade, o volume a ser medido.
O segundo aspecto é se a micropipeta vai ser de volume fixo ( um único volume, não comporta mais medições) ou se desejar uma flexibilidade das medições, então aconselhamos a optar por volume variável.
Outro aspecto importante é se deseja uma micropipeta monocanal ou micropipeta multicanal, permite a pipetagem em poços.
Preços de Micropipeta podem variar muito. Existem no mercados diversos fabricantes de micropipeta e você pode pagar em uma micropipeta de R$ 180,00 a R$ 10.000,00. Depende de vários fatores de escolha.
Uma micropipeta possui váriavéis como ser totalmente autoclavável, parcialmente autoclavável, ser mais leve, ser mais anatomica.
E já que a micropipeta é um instrumento de precisão, vamos falar de precisão e exatidão.
A precisão depende de a micropipeta fornecer o volume correto. Os resultados precisos são reproduzíveis.
Vamos usar uma analogia com o alvo para demonstrar a diferença entre resultados exatos e precisos.
Imagine que quatro alunos tentem acertar o centro do alvo cinco vezes. Os alunos A e B são precisos, enquanto os alunos A e C são precisos.
Os fabricantes determinam a exatidão e a precisão das micropipetas usando-as para transferir volumes definidos de água destilada para uma gota que é então pesada em uma balança analítica.
A densidade da água é de 1,0 grama por mL a 25 ̊C. O processo é repetido várias vezes durante o processo de calibração e os dados são usados para calcular a exatidão e a precisão de uma micropipeta.
Qual a Parte Mais Importante de uma Micropipeta?
As ponteiras para micropipeta são a parte importante e permitem que o mesmo dispositivo seja usado para amostras diferentes (desde que você mude sua ponta entre as amostras) sem lavar.
Eles vêm em vários tamanhos e cores diferentes, dependendo da micropipeta com a qual são usados e do volume a ser dispensado.
Se você ainda não adquiriu as ponteiras para a micropipeta saiba que sem a ponteira a micropipeta não poderá ser utilizada.
Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])