Todo ser vivo, seja este um microrganismo ou até mesmo um ser humano, precisa de condições essenciais no ambiente em que se vive para conseguir sobreviver.
Não menos importante, a vida aquática também requer condições mínimas para preservação das espécies – evitando episódios de extinção – e isso tem cada vez mais chamado atenção para o controle de qualidade da água, ou mais detalhadamente, avaliação dos níveis de oxigênio dissolvido na água (OD).
Em condições normais onde a temperatura e a pressão em uma solução aquosa estão presentes para obter equilíbrio, o oxigênio constitui aproximadamente 20,9% do total de gases dissolvidos na atmosfera.
É a concentração de oxigênio (O2) presente na água, geralmente expressa em ppm (mg/L).
Esse parâmetro é o principal indicador de qualidade da água em rios, lagos ou açudes que recebem resíduos domésticos, industriais ou agrícolas, além de – como já previamente citado – ser essencial para a preservação da vida aquática (importantíssimo para uma variedade de animais e bactérias aeróbicas).
Há diversos processos existentes, porém citando alguns exemplos – além do ambiente aquático já citado neste post – tem-se:
Os dois tipos mais comuns de medidores de oxigênio dissolvido na água são: sonda polarográfica e sonda galvânica.
A sonda polarográfica possui tecnologia baseada no método de medição polarográfico de Ross e Clark.
Um medidor de oxigênio dissolvido na água é composto por um cátodo de platina e um ânodo de prata sólido. Uma solução concentrada de cloreto de potássio é mantida ao longo da superfície da sonda através de uma membrana de PTFE.
Uma tensão externa cria uma diferença de potencial entre o cátodo e o ânodo (menos de 0,5 volts). A tensão externa aplicada ao cátodo, ânodo, solução eletrolítica de KCl e o material de membrana permeável a gás estabelece uma corrente proporcional à concentração de oxigênio.
Já a sonda galvânica não requer tensão externa. A diferença de potencial entre o cátodo e o ânodo é superior a 0,5 volts.
Os sensores de Oxigênio Dissolvido na água galvânicos consistem em dois eletrodos, ou seja, ânodo de zinco ou ânodo de chumbo e cátodo de prata, ambos imersos em solução eletrolítica. Uma membrana permeável ao oxigênio separa o ânodo e o cátodo da água que está sendo medida.
O oxigênio difunde através da membrana e interage com o ambiente interno da sonda para produzir uma corrente elétrica proporcional à concentração de oxigênio.
Abaixo citaremos os prós e os contras sobre cada tipo de medidor de oxigênio na água.
*Prós: não requer tempo de aquecimento; mais estável e exata em níveis mais baixos de OD, se comparado com sondas polarográficas;
*Contras: o oxigênio é consumido durante a medição; requer um fluxo ou agitação na amostra; necessita de procedimentos de recalibração frequente e manutenção; células acabam se desgastando.
*Prós: tempo de vida superior se comparado a sonda galvânica;
*Contras: requer tempo de aquecimento antes das medições; o oxigênio também é consumido durante a medição; requer um fluxo ou agitação na amostra; necessita de procedimentos de recalibração frequente e manutenção.
Os diferentes tipos de tecnologias de medição de oxigênio dissolvido na água incluem óptico, polarográfico e galvânico. Essas diferenças podem afetar qual medidor de Oxigênio dissolvido na água você escolhe.
Existem muitos tipos diferentes de sensores de oxigênio dissolvido comercialmente disponíveis em instrumentos portáteis compactos. Esses instrumentos permitem a detecção de campo rápida e precisa de oxigênio dissolvido em soluções aquosas.
Existem vantagens associadas a cada tipo de medidor; por exemplo, um sensor óptico não requer nenhuma agitação ou movimento da água para medições precisas, enquanto um sensor eletroquímico requer alguma quantidade de movimento ou agitação da água. Mas e se você tivesse dois instrumentos que medissem oxigênio dissolvido com a mesma tecnologia de sensor?
Conheça os modelos de medidores de oxigênio dissolvido na água ou oxímetro para água contidos no portfólio SPLABOR, clicando aqui
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br) que encontra-se à disposição.
Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.