O teste de jarro efetuado pelo jar teste é um método de simulação de um processo de tratamento de água em escala real, fornecendo aos operadores do sistema uma ideia razoável da maneira de o produto químico de tratamento irá se comportar e operar com um determinado tipo de água bruta.
O jar test imita operação em tamanho e escala real, operadores de sistema pode usar o teste jar para ajudar a determinar qual tratamento químico funcionará melhor com seus água bruta do sistema.
O aparelho jar teste envolve o ajuste da quantidade de produtos químicos de tratamento e a sequência em que eles são adicionados a amostras de água bruta mantidas em frascos ou copos.
A amostra é então agitada para que a formação, o desenvolvimento e o estabelecimento de floco pode ser observado exatamente como seria no estação de tratamento em grande escala. (O floco se forma quando produtos químicos de tratamento reagem com o material no água bruta e se amontoam.) O operador então realiza uma série de testes
Por conter uma variedade de impurezas, a água precisa passar por procedimentos para a remoção dessas partículas. Um dos processos químicos realizados é a floculação, que através do uso do equipamento para laboratório Jar-Test remove os fragmentos de sujeira.
A Floculação é iniciada após a amostra ter passado pelo processo de coagulação. Em geral, a coagulação consiste em desestabilizar as partículas através da introdução de coagulantes, que reduzem a carga de partículas negativas.
Ao adicionar agentes coagulantes na água, estes reagem contra a mistura de carga positiva criando pontes entre as partículas. Os produtos químicos utilizados para esta etapa do tratamento da água podem ser Sulfato de Alumínio, Cloreto Férrico, Hidroxicloreto de Alumínio e Sulfato Férrico.
Ajustando a velocidade das palhetas, em minutos é possível ver a transformação que este fenômeno causa: através da coagulação partículas de impurezas se unem e viram flocos, a este estado é dado o nome de floculação.
Neste passo há necessidade de agitação lenta, para que ocorram choques entre as impurezas de maneira que elas se juntem. Essa mistura é promovida pelo equipamento para laboratório Jar-Test.
O Jar-Test que também pode ser chamado de Teste de Jarro, geralmente possui de 3 a 6 provas tendo em cada uma, palhetas e hastes de agitação. Nele são realizados os testes e intervenções químicas para o tratamento da água.
O Jar test é um teste de laboratório em escala piloto que simula a coagulação ou floculação com diferentes doses químicas. O objetivo do teste do jarro ou do aparelho jar test é estimar a dose mínima de coagulante necessária para atingir determinados objetivos de qualidade da água. Os testes de jarro ou o uso do aparelho jar test são conduzidos em um agitador de quatro ou seis lugares, que pode ser utilizado para simular as condições de mistura e sedimentação em um clarificador.
O teste de jarro ou o aparelho jar test ajuda a determinar a quantidade certa de produtos químicos de tratamento: a menor dose de produtos químicos que proporciona uma sedimentação satisfatória é a dose usada para tratar a água.
indicado pelos principais laboratórios e comercializado pela SPLABOR o Jar-Test possui três provas, ou 6 provas com capacidade de volume de até 2 litros cada. As hastes são reguláveis para a altura desejada e o controle eletrônico de velocidade chega a 200 rpm.
Além da variedade de modelos em números de provas, o equipamento está disponível em formato analógico e compacto.
Quer acompanhar todos nossos assuntos sobre jar- test? Clique aqui.
Não deixe de deixar seu comentário, dúvida ou sugestão.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br) que encontra-se à disposição.
Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.