Este post é um informativo sobre os materiais para a coleta de sangue recomendadas para uma flebotomia segura, e reitera os princípios aceitos para retirada e coleta de sangue primeiramente vamos falar sobre o que é flebotomia.
A flebotomia consiste na colocação de um cateter num vaso sanguíneo, com o objetivo de administrar medicamentos em pacientes com acesso venoso difícil ou para monitorar a pressão venosa central, ou até mesmo realizar a sangria.
Que é uma prática médica antiga realizada com o objetivo de diminuir os estoques de ferro ou o número de hemácias, como acontece em casos de hemocromatose ou policitemia vera.
Atualmente, o termo flebotomia é mais associado à coleta de sangue para exames laboratoriais e para doação. A flebotomia é um procedimento delicado e que deve ser realizado por um profissional devidamente treinado para esta função, como um enfermeiro, pois qualquer erro na coleta pode alterar o resultado dos exames.
As melhores práticas em coleta de sangue envolvem os seguintes fatores:
A aquisição de materiais para a coleta de sangue é da responsabilidade direta das estruturas administrativas (gerenciais) responsáveis pela implantação dos serviços de flebotomia . A gestão deve:
Reúna todo o equipamento necessário para o procedimento de coleta de sangue e coloque-o em local seguro e de fácil acesso em uma bandeja ou carrinho, garantindo que todos os itens estejam claramente visíveis. O equipamento necessário inclui:
Luvas bem ajustadas e não estéreis ;
Certifique-se de que o suporte que contém os tubos de amostra está perto de você, o profissional de saúde, mas longe do paciente, para evitar que seja acidentalmente tombado.
Dúvidas sobre material para a coleta de sangue? Solicite apoio da nossa equipe.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o aterial deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br)