Categories: Guia do Comprador

Dúvidas na hora de Escolher a Centrífuga para Microplacas- Guia do Comprador.

O que são e para que servem as microplacas?

As microplacas PCR são ideais para todas as aplicações de reação em cadeia da polimerase (PCR).

Como são configuradas a Microplaca para PCR?

As microplacas  para pcr  estão disponíveis em formatos de 48, 96 e 384 poços e se encaixam em termocicladores padrão de 96 ou 384 poços.

A espessura de parede ultrafina e consistente permite uma transferência térmica precisa para resultados de PCR ideais.

As microplacas de PCR de 48, 96 e 384 poços podem ser vedadas com  As microplacas de PCR de 96 poços também podem ser vedadas  e  são certificadas como não estéreis, livres de RNase/DNase e não pirogênicas.

E o que fazem as centrífugas para Microplacas?

A centrifugação é uma das etapas mais importantes no pcr, as centrífugas de laboratório são usadas em vários laboratórios para separar fluidos. Em laboratórios de pesquisa e clínicos, as centrífugas para microplacas são fundamentais .

Um  método de separação de moléculas com densidades diferentes, girando-as em solução em torno de um eixo (em um rotor de centrífuga) em alta velocidade.

É uma das técnicas mais úteis e frequentemente empregadas no laboratório de biologia molecular. A centrifugação é usada para coletar células, precipitar DNA, purificar partículas virais e distinguir diferenças sutis na conformação das moléculas.

Em Biologia Molecular, a PCR (reação em cadeia da polimerase) é usada para amplificar pedaços de DNA através de vários ciclos em milhões de cópias da sequência de DNA.

A técnica se baseia no ciclo térmico, que consiste em uma sequência de aquecimento e resfriamento para separar a dupla hélice do DNA em fitas simples para amplificação com uma enzima polimerase. À medida que o ciclo continua, as fitas de DNA formadas são usadas para fazer cópias, de modo que o processo é exponencial.

A enzima polimerase utilizada é uma DNA polimerase termoestável (Taq Polymerase), uma enzima originada da bactéria Thermus Aquaticus.

Ele monta uma nova fita de DNA a partir de nucleotídeos (blocos de construção de DNA) e oligonucleotídeos (primers de DNA). Quais são as etapas da PCR:

  • DNA desnaturado 94-96 oC
  • Primers de recozimento 50-65 oC
  • Estender Primers 72 oC
  • Ir para o segundo ciclo

Depois disso, a amostra é normalmente centrifugada para coletar o pellet de DNA. Podemos dizer que a centrífuga para microplacas é de extrema importância.

Como usar uma Centrífuga para microplacas?

  • Melhore de maneira rápida e eficiente seu desempenho em PCR com um dispositivo compacto.
  • Acomoda duas placas de PCR.
  • Esta centrífuga única possui tamanho 25% menor se comparado a uma centrifuga padrão de microplacas e pesa apenas 2,7 Kg.
  • A unidade aceita placas de PCR padrão, com borda, meia borda ou sem borda sob orientação vertical para maximizar o espaço de seu laboratório.
  • Fácil operação – apenas carregue a centrifuga com as microplacas e aperte um botão.
  • Observação: As microplacas de PCR são colocadas na centrífuga na posição vertical (vide foto), portanto é obrigatório que as microplacas sejam previamente seladas

Precisando de centrífugas de laboratório entre em contato conosco.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br)

SPLABOR