Em se tratando de balanças para laboratório, existem inúmeros modelos no mercado, essa infinidade de modelos pode deixar o comprador e usuário em dúvida de como escolher a melhor balança analítica de laboratório. Partindo do princípio que existem diversos modelos de balança de precisão, hoje em nosso artigo falaremos sobre a Balança Analítica.
As balanças analíticas de laboratório fornecem desempenho máximo de pesagem e são usadas para ter maior precisão nas amostras e precipitados. Elas são uma classe de balança projetada para medir pequenas massas na faixa de 0,0001 miligramas.
A invenção da balança analítica foi idealizada pelo fundador da empresa Mettler Toledo, Erhard Mettler. A empresa foi fundada como Einzelfirma E. Mettler, na Suíça. Com a introdução de sua balança analítica de uso em laboratório , a empresa quebrou a fabricação pelo molde de pesagem de dois pratos, menos preciso, usando o chamado “princípio de substituição” de Mettler para obter medições mais precisas. A produção em larga escala da unidade teve início em 1946.
Os engenheiros de P&D das balanças Shimadzu abordaram claramente esse problema e vislumbraram uma solução em sua patente de 1989 para um mecanismo de equilíbrio de restauração de força de peça única.
Sua solução só seria totalmente realizada quando a tecnologia de fabricação avançasse para incluir fresamento de controle numérico computadorizado (CNC) e máquinas de usinagem por descarga elétrica (EDM) capazes de cortar um bloco de liga de metal em uma única peça que substituiu até 70 peças individuais. Esta é a tecnologia agora presente nos componentes das balanças Shimadzu UniBloc.
Em uma breve explicação, existem algumas tecnologias diferentes que são usadas em balanças analíticas, mas a maioria das balanças de precisão modernas usam um mecanismo de restauração de força. Uma força contrária é criada para ser comparada à massa desconhecida
O prato de medição de uma balança analítica de laboratório (0,1 mg ) está dentro de um capela de vidro para balança transparente com portas, de modo que as influências ambientais são bloqueadas: isso significa que a poeira não se acumula, e também quaisquer correntes de ar na sala também são preservadas durante a pesagem.
Uma balança analítica de precisão é uma ferramenta básica em todas as análises quantitativas. O equipamento de laboratório é crítico para pesagem diferencial, determinação de densidade, calibração de pipeta, contagem de peças, pesagem de animais, pesagem de verificação, pesagem percentual, enchimento, pesagem de tara líquida bruta, etc. Uma balança analítica de laboratório fornece leituras precisas em educação, pesquisa, industrial, ou aplicações de controle de qualidade.
Cada modelo de balança analítica possui uma gama de capacidades, linearidade, legibilidade, fonte de alimentação, tempo de estabilização, tipo de calibração e outras opções.
É importante considerar as características básicas: capacidade, legibilidade, precisão, funcionalidade, sensibilidade das escalas. Normalmente, as balanças de precisão de laboratório fornecem pesos em mais de uma dúzia de unidades, incluindo gramas, quilogramas, libras, newton, grãos e onças.
Uma balança analítica pode ser conectada a diferentes dispositivos, como um PC, uma impressora de dados, um instrumento analítico usando cabos seriais, paralelos ou USB. Para permitir a comunicação sem fio, alguns modelos atuais são equipados com tecnologia Bluetooth. Algumas balanças de precisão de laboratório foram projetadas para aplicações específicas.
Como um equipamento para laboratório que fornece desempenho máximo de pesagem, uma balança analítica não é barata. Modelos menos exigentes são mais baratos.
Ao escolher balanças analíticas de laboratório tente encontrar uma que atenda às necessidades do seu tipo de trabalho. Encaminhe suas perguntas aos nossos consultores e obtenha todas as informações necessárias para a aquisição de uma balança analítica que atenda às suas necessidades.
As medidas precisas oferecidas por uma balança analítica de precisão a tornam um equipamento para laboratório crítico para qualquer setor que dependa de análises químicas quantitativas. Eles estão disponíveis em vários formatos e tamanhos e podem exibir leituras em várias unidades, tornando-os adequados para uma ampla gama de aplicações da indústria.
Isso inclui fabricação de produtos farmacêuticos, alimentos, plásticos e produtos químicos, laboratórios de garantia de qualidade e laboratórios de calibração, etc. Não importa o tipo de método analítico que você usa, a precisão e exatidão da balança analítica são essenciais para pesar amostras, bem como reagentes para a preparação de soluções.
O primeiro passo é preparar a balança analítica para pesar sua amostra, nivelando e zerando. Verifique se a bolha de nivelamento no piso da câmara de pesagem está centralizada ou ajuste os parafusos de nivelamento localizados abaixo. Em seguida, feche as portas da câmara e pressione brevemente a barra de controle até que uma linha de zeros seja exibida. Sempre utilize uma mesa de pesagem anti vibratória.
Precisa de Balanças Analíticas? Temos certeza que podemos lhe orientar.
Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br)