Vamos falar sobre evaporadores rotativos e suas funções? Você sabe qual a função de um evaporador rotativo? Você sabe utilizar um evaporador rotativo? Leia logo mais abaixo.
Os evaporadores rotativos (rotaevaporador) são equipamentos de laboratório empregados para a remoção eficiente de solventes por meio do processo de evaporação rotativa. O processo de evaporação rotativa é um dos métodos mais utilizados de evaporação de solventes devido ao seu ótimo desempenho de extração e destilação.
Conhecido por diversas nomenclaturas, o Evaporador Rotativo – Rotaevaporador ou Rotavapor – é um equipamento para laboratório imprescindível quando o assunto é remoção de solventes voláteis. Por meio dos processos de evaporação e condensação, ele remove substâncias diferentes, presentes em amostras.
A amostra que terá suas substâncias separadas é colocada no frasco de evaporação, que por sua vez permanece dentro do banho de aquecimento. Neste local o frasco sofre rotações promovidas pelo Rotaevaporador ou Evaporador Rotativo em dois sentidos (horário e anti-horário), para otimizar a evaporação.
O material evaporado será direcionado até o condensador, onde haverá uma serpentina contendo liquido refrigerado (geralmente água). Devido a este contato e diferenças na temperatura, a substancia evaporada se transforma em liquido novamente e segue em direção ao frasco receptor. Assim, a amostra permanece no frasco de evaporação, e a substância destilada no frasco receptor do evaporador rotativo .
Os evaporadores rotativos funcionam com base no princípio de que os solventes têm uma faixa de pontos de ebulição, que diminuem sob pressão reduzida. O frasco de evaporação gira a uma velocidade especificada forçando os materiais a formar uma grande área de filme fino na parede interna do frasco.
O frasco é aquecido uniformemente e os materiais com ponto de ebulição mais baixo evaporam rapidamente. A reciclagem da corrente de solvente ocorre no frasco receptor, após resfriamento pelo condensador de vidro.
As vantagens de usar um evaporador rotativo são muitas, os pesquisadores podem realizar a remoção do solvente de forma mais rápida e eficiente do que a evaporação sob pressão atmosférica, economizando tempo e aumentando a produtividade no laboratório usando um evaporador rotativo.
Em parte, essa evaporação acelerada se deve à formação do filme na superfície interna do frasco, o que aumenta significativamente a evaporação. Portanto, é relativamente rápido obter a remoção do solvente (dependendo do volume e do solvente). Os evaporadores rotativos são simples de usar e são comumente encontrados em laboratórios.
Dúvidas sobre evaporadores rotativos? Entre em contato com nossa equipe.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br) que encontra-se à disposição.
Baixe nosso EBOOK sobre evaporador rotativo
Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso
View Comments