Como uma Estufa de Esterilização e Secagem é Importante?
A limpeza da vidraria de laboratório não é tão simples como lavar a louça de casa uma casa. Deve-se evitar resíduos de lavagem para não interferir na composição de soluções químicas ou experimentos.
A estufa de esterilização e secagem é utilizada em laboratórios para secagem de vidrarias e utensílios de laboratório.
- A vidraria de precisão não pode ser colocada na estufa de esterilização e secagem.
- Antes de levar à estufa de esterilização e secagem , as vidrarias precisam ser bem lavadas e enxaguadas.
- Posteriormente, é necessário passar água destilada no material .
- Recolher as vidrarias após o uso, descartando-se o material usado.
- Lavar o excesso com água corrente, depois colocar detergente neutro, enxaguar cinco vezes e finalmente enxaguar com água destilada somente uma vez e deixar secar.
- Se tiver que deixar de molho, colocar detergente e água apenas.Para retirar marcação de tinta das vidrarias de laboratório , deixar de molho ou passar álcool.
- Algumas vidrarias de laboratório não podem ir à estufa de esterilização e secagem , como pipetas, provetas e balão volumétricos, pois perdem a calibração, aumentando a margem de erro das análises.
- Devem ser deixados secar de cabeça para baixo, sob um papel.Ao colocar vidrarias específicas na estufa para secar, deve-se observar a temperatura que estas são calibradas, que está estampada no vidro, para não descalibrar.
- A verificação e calibração de vidrarias rbc são de suma importância a fim de reduzir as incertezas envolvidas nas medições em análises quantitativas.
- O uso correto combinado com manutenção, limpeza e calibração periódicas não irá necessariamente garantir que a vidraria de laboratório mensure adequadamente, portanto devem ser realizadas verificações periódicas de desempenho quando apropriado.
Tipos de Estufas para Laboratório
Tipos de Estufa para Laboratório: Estufa de Esterilização, Estufa de Esterilização e Secagem, Estufa de Cultura ou Estufa Bacteriológica, Estufa com circulação de ar.
Por que é Importante manter suas Estufas de Laboratório Calibradas?
Você já sabe que a calibração é extremamente importante para os processos industriais, afinal, é essa quem garante que os resultados estão dentro do aceitável para não causar prejuízos à produção. Para você entender melhor como isso se aplica no dia a dia, elencamos alguns benefícios desse processo de calibração de equipamentos de laboratório.
- Permite identificar facilmente se um determinado equipamento precisa de manutenção ou substituição de acordo com os resultados do certificado de calibração;
- Prevenção de danos ao instrumento. Ao enviá-lo para calibração, o laboratório consegue identificar defeitos de fabricação e/ou desgaste;
- Facilidade para a validação dos critérios de aceitação. Alguns laboratórios já avaliam esse critério durante o processo de calibração;
- Garantia de que o processo de fabricação e o produto final terão a qualidade esperada.
Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br)
View Comments
Bom dia pessoal!
Estou precisando de uma estufa para teste de adesivos em laboratório, ele consiste em deixar uma garrafa de vidro em uma temperatura de 50°C por um dia, mas preciso que seja uma estufa grande, tipo um freezer vertical.
Vocês conseguem me ajudar?
Bom dia.
Eu preciso saber se estufas de secagem e esterilização de vidrarias podem permanecer continuamente ligada na temperatura de uso. Alguem pode me ajudar?