Você Precisa comprar uma Balança Determinadora de Umidade?
Devido ao ritmo lento dos métodos tradicionais e manuais de teste de umidade em laboratório, analisadores de umidade automatizados foram desenvolvidos e podem reduzir o tempo necessário para um teste de horas para apenas alguns minutos.
As balanças determinadoras de umidade são utilizados em diferentes indústrias para muitas finalidades diferentes. Eles podem ser usados na indústria alimentícia para controlar a umidade.
O excesso de umidade nos alimentos pode levar ao envelhecimento ou ao crescimento bacteriano. Além disso, existem muitos alimentos que são vendidos por peso; assim, é importante certificar-se de que os clientes não estão pagando demais pelo peso da água.
Por outro lado, pouca umidade pode reduzir a contagem de calorias ou deixar o alimento seco. A umidade é um fator importante que afeta a consistência, sabor, aparência da prateleira e muitos outros fatores nos alimentos.
Os analisadores de umidade também são frequentemente usados no controle de qualidade e em outros laboratórios.
A análise de umidade é usada em muitos campos para determinar o teor de água em petróleo bruto, combustível, lodo de esgoto e muitos outros produtos químicos, sólidos e líquidos.
Em todo processo químico o controle de qualidade é uma das etapas mais importantes. Há vários equipamentos para laboratório que oferecem esta função.
O que faz uma Balança Determinadora de Umidade?
As balanças determinadoras de umidade utilizam o método Loss On Drying (LOD) para medir a umidade.
Nesse método, o analisador de umidade pesa uma amostra, aquece-a para secá-la e pesa-a novamente quando estiver seca. O peso após a secagem é subtraído do peso anterior, de modo que a perda de umidade é determinada usando a perda de massa.
O sistema de geração de calor pode variar de analisador para analisador. Alguns analisadores de umidade usam halogênio e alguns usam aquecedores de metal infravermelho ou sem vidro posicionados acima de uma balança de precisão.
Os analisadores de umidade de halogênio são rápidos, eficientes e responsivos. Esses tipos de analisadores de umidade são ideais para uso onde não há uma configuração única que aqueça todas as amostras uniformemente.
Como funcionam os analisadores de umidade
A premissa por trás dos analisadores de umidade é bastante simples. Eles trabalham usando um método de perda na secagem (LOD) ou termogravimétrico para determinar a quantidade de umidade na amostra. Aqui estão os passos básicos:
- O analisador de umidade pesa a amostra e registra o peso inicial.
- Um elemento de aquecimento irradia calor infravermelho para secar a amostra. (Alguns tipos diferentes de elemento de aquecimento podem ser usados em analisadores de umidade, incluindo lâmpada halógena, lâmpada de quartzo, metal ou cerâmica.)
- A amostra é pesada periodicamente até que o peso não mude mais (isso significa que a amostra está totalmente seca).
- O peso final é subtraído do peso inicial para determinar o teor de umidade.
Se você precisar descobrir o teor de sólidos de uma amostra, basta subtrair o teor de umidade do peso inicial.
Observe que a umidade não se refere apenas à água. Inclui qualquer substância que evapore como resultado do aquecimento infravermelho, por exemplo, álcoois e solventes orgânicos.
Conclusão
O Analisador de Umidade pode ser utilizado em diversos segmentos além do Alimentício: segmento farmacêutico, segmento químico, segmento de tintas e pigmentos, segmento da indústria de cosmético, enfim para várias aplicações, consulte nossa Assessoria para escolha do modelo ideal.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br) que encontra-se à disposição.
Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.