Você quer dicas de Como Montar um Laboratório na Escola?
Você sabia que ter um laboratório de ciências em sua escola pode mudar a forma como os alunos aprendem? Não é segredo que a ciência é uma das matérias mais intrigantes para estudantes de todas as idades, mas muitos não têm acesso aos recursos necessários para realizarem experimentos práticos. É aqui que entra o papel importante do laboratório de ciências! Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre como montar um laboratório de ciências na sua escola e por que isso pode ser uma grande vantagem para seus alunos. Então, continue lendo para descobrir!
Como sabemos o laboratório de ciências muitas vezes não é prioridade nas escolas, poucas tem um espaço dedicado ao estudo. Despertar a curiosidade desde o ensino fundamental é fator de grande importância para a qualidade do ensino.
A escola ter um local adequado para a realização de experiências e com pouco investimento é viável.
Hoje em dia, é fundamental que as escolas tenham os materiais de laboratório de ciências mais recentes e de alta qualidade. A ciência é diferente de qualquer outro assunto.
O que é um laboratório de ciências?
Um laboratório de ciências é um espaço dedicado à realização de experimentos e atividades práticas relacionadas a disciplinas científicas, como física, química e biologia. É um ambiente controlado onde os alunos podem colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula, testar hipóteses e explorar novas ideias.
Dentro do laboratório de ciências, há uma grande variedade de equipamentos disponíveis para uso dos alunos. Desde microscópios até tubos de ensaio e balanças precisas. Os equipamentos são projetados para facilitar a realização das experiências com segurança e eficiência.
O papel principal do laboratório é oferecer aos alunos uma oportunidade única para desenvolver habilidades que não seriam possíveis dentro da sala normalmente. Através da resolução dos problemas complexos encontrados no dia a dia do laboratório, os estudantes ganham mais confiança na aplicação das teorias que aprenderam nas suas disciplinas acadêmicas.
Por fim, o objetivo final do laboratório é ajudar os alunos a se tornarem independentes em seu estudo científico. Além disso, ao trabalharem juntos em equipes no Laboratório eles também acabam por adquirir habilidades valiosas relacionadas ao trabalho colaborativo – algo necessário tanto na vida escolar quanto profissional futura!
Ter um laboratório na escola é um diferencial?
Para entender seus conceitos, é preciso ir além dos livros e do ensino convencional em sala de aula.O ensino e a aprendizagem eficazes de ciências envolvem ver, manusear e manipular objetos e materiais reais.O conhecimento que as crianças adquirem nas salas de aula seria ineficaz a menos que elas realmente observassem o processo e entendessem a relação entre ação e reação.
O ensino e a aprendizagem eficazes de ciências envolvem um estado perpétuo de mostrar e contar.Boas escolas combinam ensino em sala de aula com experimentos de laboratório para garantir que seus alunos compreendam cada conceito completamente.Acredita-se também que o ensino e os experimentos de laboratório que estão sendo realizados ali ajudam a estimular uma compreensão profunda nas crianças.
As crianças são capazes de reter o conhecimento por mais tempo quando veem os experimentos sendo realizados diante de seus olhos.
Por que montar um laboratório de ciências na escola?
Montar um laboratório de ciências na escola pode parecer uma tarefa difícil, mas é extremamente importante para o desenvolvimento dos alunos. Além disso, a educação científica é fundamental para formar cidadãos críticos e conscientes do mundo em que vivem.
Com o laboratório de ciências, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento teórico aprendido em sala de aula. Eles podem realizar experimentos, observações e análises que permitem entender melhor conceitos fundamentais das disciplinas científicas.
Além disso, a montagem do laboratório de ciências também permite aos professores oferecer atividades mais dinâmicas e interativas dentro da própria escola. Assim, há menos dependência da realização de saídas pedagógicas para outras instituições.
Ao optar pela implementação desse espaço educacional na escola, é possível proporcionar uma formação completa aos estudantes. Com as atividades no laboratório de ciências, eles são incentivados à curiosidade e ao pensamento crítico sobre diversas áreas do conhecimento científico.
Por isso tudo e muito mais que investir na criação ou modernização do seu laboratório deve ser prioridade nas escolas brasileiras!
Como montar um laboratório de ciências na escola?
Montar um laboratório de ciências na escola pode parecer uma tarefa difícil e cara, mas é possível com planejamento e investimento adequados. Um laboratório de ciências é importante para que os alunos possam aprender e aprofundar seus conhecimentos em disciplinas como biologia, química e física.
Antes de começar a montagem do laboratório, é importante definir o espaço disponível para essa finalidade. É necessário ter um local específico para armazenamento dos materiais utilizados nas atividades práticas.
Os equipamentos básicos necessários são microscópio, lâminas preparadas, reagentes químicos básicos (ácidos, bases e sais), vidrarias diversas (tubos de ensaio, pipetas etc.), balança digital e termômetro.
Para complementar as atividades no laboratório de ciências da escola podem ser realizadas experiências simples como observação celular usando microscópios ou experimentos com eletricidade utilizando pilhas elétricas.
Investir em um laboratório de ciências na escola é fundamental para ampliar o aprendizado dos alunos através da experimentação prática. A partir das atividades desenvolvidas nesse ambiente eles poderão aplicar teorias vistas em sala de aula na vida real.
Portanto ao montar um laboratório científico em sua escola tenha foco no aprendizado prático dos estudantes garantindo assim uma educação completa!
Como começar um Projeto de Laboratório Escolar?
Para montar um laboratório de ciências na escola completo, é preciso ter uma lista básica de equipamentos e materiais. Esses itens são essenciais para que os alunos possam realizar experimentos científicos com segurança e eficácia.
Entre os equipamentos necessários estão: microscópios, balanças, termômetros, medidores de pH, pipetas graduadas, béqueres, provetas e vidrarias diversas. Além disso, é importante ter acessórios como pinças e suportes universais para auxiliar nos experimentos.
Os materiais também são fundamentais para o sucesso do laboratório. Dentre eles podemos citar: reagentes químicos (como ácidos e bases), soluções tampão (para ajuste do pH), sais diversos (para preparação de soluções) e outros compostos importantes para a realização dos experimentos.
É importante ressaltar que todos esses itens devem ser adquiridos em fornecedores confiáveis e com qualidade garantida. Também é necessário seguir as normas técnicas estabelecidas pelos órgãos reguladores na compra desses equipamentos.
Por fim, vale lembrar que além dos equipamentos básicos há muitas outras opções disponíveis no mercado que podem agregar valor ao laboratório da sua escola!
Reunir equipamentos para laboratório e trabalhar conhecimentos químicos e biológicos é de total importância para o conhecimento dos alunos.
O primeiro passo é escolher uma sala próxima ao ambiente externo, boa iluminação e fácil limpeza.
Um armário adequado e com chave para guardar os reagentes químicos.
Inserir os alunos no ambiente laboratorial requer planejamento e conscientização do professor e dos alunos do ambiente de risco. Por isso recomendamos a compra de material de segurança laboratorial como chuveiro Lava-olhos.
8 passos iniciais para montar um laboratório em uma escola
Montar um laboratório de ciências na escola pode parecer uma tarefa complexa, mas com os passos certos e a dedicação necessária, é possível realizar esse projeto em sua escola. Aqui estão 10 passos iniciais para montar um laboratório em uma escola.
1. Identifique o espaço: É importante ter um espaço adequado para dedicar ao laboratório de ciências na escola. Verifique se existe uma sala disponível ou identifique um local que possa ser adaptado.
2. Defina o orçamento: Determine quanto dinheiro está disponível para investir no laboratório e quais equipamentos serão adquiridos.
3. Planeje as atividades: Decida quais atividades serão realizadas no laboratório e como elas serão incorporadas ao currículo da escola.
4. Escolha os equipamentos: Selecione cuidadosamente os equipamentos necessários para as atividades planejadas e verifique preços, qualidade e fornecedores confiáveis.
5. Adquira materiais de segurança: Compre produtos essenciais de segurança, como luvas descartáveis, óculos protetores, aventais e máscaras faciais
6. Estabeleça regras claras: Crie regras claras sobre uso do espaço pelos alunos; isso inclui acesso aos equipamentos e materiais do laboratório..
7.Monte seu cronograma :Estabeleça horários específicos diariamente ou semanalmente para permitir que diferentes grupos da comunidade acadêmica utilizem o espaço através de agendamento prévio .
8.Treine professores/especialistas : Garanta que seus professores estejam cientes dos recursos disponíveis no novo ambiente . Para isso ofereça treinamento nas diversas áreas de atuação no laboratório.
Segue uma listagem básica para a montagem inicial de um laboratório de Ciências:
- Agitador Magnético
- Agitador Vórtex
- Alça de Platina
- Almofariz
- Anel de Ferro
- Balança de Precisão
- Balão de Fundo Chato
- Balão Volumétrico
- Banho Maria Laboratório
- Barra Magnética
- Barrilete
- Base para Bureta
- Bastão de Vidro
- Becker de vidro
- Bico de Bunsen
- Bureta
- Cabo de Kolle
- Cadinho de Porcelana
- Caixa coletora Perfuro cortante
- Caixa Porta lâmina
- Câmara de Neubauer
- Capela de Exaustão
- Capela para Laboratório
- Capsula de Porcelana
- Chapa Aquecedora Laboratório
- Chuveiro de Emergência e lava olhos
- Deionizador de Água
- Densímetro
- Dessecador
- Destilador de Água
- Erlenmeyer
- Escova para vidraria de laboratório
- Fita de pH
- Frasco de Laboratório
- Funil de Buchner
- Funil de Separação
- Funil de vidro
- Gral de Porcelana
- Gral e Pistilo
- Kitassato
- Lamina de vidro para microscópio
- Lamínula
- Lamparina de laboratório
- Lava olhos
- Manta térmica de laboratório
- Micropipeta
- Micropipeta monocanal
- Microscópio Óptico
- Mufa
- Papel Filtro
- Pera de Laboratório
- Phmetro ou Medidor de ph
- Picnômetro
- Pinça de Madeira
- Pinça para Frascos
- Pinça para Tubo de Ensaio
- Pipeta de Plástico
- Pipeta de Vidro
- Pipeta Graduada
- Pipeta Pasteur
- Pipeta Sorológica descartável
- Pipeta Volumétrica
- Pisseta
- Placa de Petri Descartável
- Ponteiras de Laboratório
- Ponteiras para Micropipeta
- Proveta
- Proveta de vidro
- Reagentes Químicos
- Relógio / Despertador de Laboratório / Timer Laboratório
- Solução Tampão
- Soxhlet
- Suporte para tubo de Ensaio
- Suporte Universal
- Tela de Amianto
- Termômetro Químico
- Tripé de Laboratório
- Tubo de Ensaio
- Vidro de Relógio
Atividades para serem realizadas no laboratórios de ciências de ensino fundamental
O laboratório de ciências é um espaço fundamental para promover a aprendizagem prática e interativa dos alunos. E, claro, não seria possível sem as atividades que podem ser realizadas nele.
1. Observação de células vegetais ao microscópio
- Objetivo: Introduzir os alunos ao uso do microscópio e à biologia celular.
- Equipamentos: Microscópios, lâminas, lamínulas, conta-gotas.
- Materiais: Folhas de cebola, corante (como azul de metileno), água.
- Como fazer: Os alunos retiram uma fina camada da cebola, colocam-na na lâmina com uma gota de corante, cobrem com a lamínula e observam as células ao microscópio.
2. Filtração de misturas simples
- Objetivo: Demonstrar a separação de misturas heterogêneas.
- Equipamentos: Funil, suporte para funil, papel de filtro, béquer.
- Materiais: Areia, água, sal.
- Como fazer: Os alunos misturam água, areia e sal. Em seguida, utilizam o funil com papel de filtro para separar a areia da solução, mostrando como funciona o processo de filtração.
3. Teste de combustão com diferentes materiais
- Objetivo: Explorar a química do fogo e segurança em laboratório.
- Equipamentos: Bico de Bunsen, pinças metálicas, estante para tubos de ensaio.
- Materiais: Papel, algodão, plástico (em pedaços pequenos e seguros).
- Como fazer: Sob supervisão, os alunos aquecem os materiais com o Bico de Bunsen, observando as diferenças no comportamento de combustão (tempo, resíduos, chama).
4. Experimento com densidade utilizando pipetas e cilindros graduados
- Objetivo: Trabalhar o conceito de densidade com precisão.
- Equipamentos: Cilindros graduados, pipetas, balança de precisão.
- Materiais: Água, óleo, álcool, sal, objetos pequenos (parafuso, grão de arroz).
- Como fazer: Os alunos medem e misturam líquidos de densidades diferentes em um cilindro graduado, anotam as camadas formadas e pesam os objetos antes de submergi-los para discutir densidade.
5. Aquecimento de substâncias em banho-maria
- Objetivo: Demonstrar a transferência de calor e fusão de substâncias.
- Equipamentos: Banho-maria, termômetro, béquer.
- Materiais: Chocolate, gelo, água.
- Como fazer: Os alunos utilizam o banho-maria para derreter o chocolate e observar o ponto de fusão. Em paralelo, medem a temperatura da água durante o processo.
Essas atividades envolvem equipamentos básicos de laboratório e podem ser realizadas com segurança, desde que supervisionadas.
Necessidade de laboratórios nas escolas!
Montar um laboratório de ciências na escola pode parecer uma tarefa desafiadora, mas os benefícios para a educação dos alunos são inestimáveis. Com o investimento adequado em equipamentos e materiais, bem como na formação de professores qualificados, as escolas podem fornecer aos estudantes experiências práticas que enriquecem seu aprendizado e desenvolvimento.
A legislação brasileira está avançando no sentido de tornar obrigatória a instalação de laboratórios de ciências, matemática e informática nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. O Projeto de Lei 6356/2019, de autoria do deputado Charles Fernandes (PSD-BA), propõe a inclusão dessa exigência na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Em 27 de outubro de 2023, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou esse projeto, reconhecendo a importância dos laboratórios para despertar o interesse dos alunos em disciplinas que muitas vezes são consideradas abstratas.
A relatora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), destacou que a medida contribui para a modernização do processo educativo.
O texto do projeto estabelece que a União, os estados e os municípios devem avaliar os investimentos necessários e as etapas para a implementação dos laboratórios, com a participação da comunidade escolar. Além disso, a ação está condicionada à formação continuada de professores nas áreas de ciências, matemática e informática.
Atualmente, o projeto aguarda análise pelas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, representará um avanço significativo na infraestrutura educacional do país, promovendo um ambiente mais propício ao aprendizado prático e científico.
Solicite seu orçamento!!!
Assim, todas as escolas, devem ter laboratórios amplos e adequados para proporcionar melhores oportunidades de aprendizado aos alunos. Solicite seu orçamento para montar um laboratório de ciências na escola.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.
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7 Comentários
Jorge Pizzo 23 de abril de 2019 - 10:24
Bom dia !! Estou prestes a montar uma Farmácia de manipulação “animal” e paralelamente estou avaliando a possibilidade de também colocarmos um laboratórios (básico) de análise clínica animal. Para isso gostaria de um contato para um possivel orçamento
Wesley Gimenez 14 de janeiro de 2020 - 8:47
Bom dia! Sou responsável em fazer o orçamento para aquisição de equipamentos para um projeto que serei gestor . Em minha pesquisa percebi que vocês possuem grande parte dos equipamentos que precisaremos. Gostaria de um orçamento bem como o prazo de entrega para o município de Conceição do Mato Dentro – MG.
Paulo Theo 16 de março de 2021 - 13:45
Os ácidos de fermentação e sais ácidos variam quantitativamente dentro de suas capacidades de neutralização. https://dribbble.com/karatesister9
Lucimara 23 de fevereiro de 2022 - 14:43
Boa Tarde, busco um projeto de Laboratório de ciências para os alunos do ensino fundamental até 5 ano. Gostaria de algo que envolvesse captação da água da chuva, reaproveitamento de recicláveis e demais situações cotidianas e condizentes com a faixa etária destes. Vcs tem algum projeto assim?
Jaylson Monteiro Silva de Souza 25 de março de 2022 - 15:14
Bom dia. Gostaria de implementar o laboratório de ciências da natureza, do ensino fundamental e medio, por gentileza gostaria de fazer a citação e referencia da sua pagina em meu projeto, a empresa possibilitaria eu cita-los conforme as regras da ABNT, em meu projeto? Vocês teriam algum modelo prévio que pudesse me ajudar a construir este projeto, ou ate mesmo algum usuario do site que tenha esse conhecimento melhor que o meu? Abaixo segue meus dados para contato e retorno dos questionamentos acima descritos.
Prof. Jaylson Monteiro
Professor de disciplinas da grande área: Ciências da Natureza.
EEE.F.M. Jorge Teixeira
Porto Velho/RO.
69-99610-5028
Daniel Carvalho 17 de agosto de 2022 - 19:23
Gostei e gostaria de receber os preços
Ema Maria Menegassi 16 de novembro de 2022 - 15:14
Boa tarde!
Peço o favor me enviarem o orçamento dos materiais acima supra citados, para a montagem de um laboratório escolar.
Incluir um torso com os demais sistemas do corpo humano.
Aguardo resposta !
Desde já agradeço!