Compartilhe esse conteúdo:

O que é Água Peptonada para Microbiologia?

A água peptonada é um meio de caldo não seletivo que pode ser usado como meio de enriquecimento primário para o crescimento bacteriano. É um meio de crescimento microbiano composto de digerido peptado de tecido animal e cloreto de sódio. Conforme já falamos o estudo da microbiologia requer: meios de cultura, suplementos para meios de cultura, extratos, peptonas e água peptonada também.

 

Para que serve a Água Peptonada?

A água peptonada é usada como um diluente e caldo de enriquecimento de nutrientes para a ressuscitação e crescimento de uma ampla variedade de microorganismos, incluindo Cronobacter, Enterobacteriaceae, Escherichia coli e Salmonella, em todos os alimentos e rações e amostras de água. É particularmente adequado para cepas exigentes, condições de crescimento rigorosas e protocolos difíceis.

A água peptonada também pode ser usada como base para meios de fermentação de carboidratos. A água peptonada pode ser modificada para uso em ensaios de fermentação de carboidratos adicionando o indicador de Andrade. O indicador, que é rosa em pH 5,0 e amarelo em pH 8,0, é preparado pela adição de hidróxido de sódio à fucsina ácida até que fique amarelo

Como atua a Água Peptonada?

Os dois componentes básicos da água peptonada são a peptona e o cloreto de sódio. Peptona fornece compostos nitrogenados e carbonáceos, aminoácidos de cadeia longa, vitaminas fornecem nutrientes essenciais. O cloreto de sódio fornece o eletrólito necessário e mantém o equilíbrio osmótico do meio.

É particularmente adequado como substrato no estudo da produção de indol. A peptona usada na água peptonada é rica em conteúdo de triptofano que ajuda na detecção do indol usando o reagente Kovacs ou Ehlrich.

Para que serve a água Peptonada?

A água peptonada também é utilizada como base para estudos de fermentação de carboidratos com adição de açúcar e indicadores como púrpura de bromocresol, vermelho de fenol ou azul de bromotimol. eu té recomendado para estudar a capacidade de um organismo em fermentar um carboidrato específico que auxilia na diferenciação de gêneros e espécies.

A acidez formada durante a fermentação pode ser detectada pela adição de um indicador vermelho de fenol, que mostra uma mudança de cor do meio de vermelho para amarelo em condições ácidas. Para detectar a produção de gás se produzida pelo organismo, o tubo de Durhams é inserido no meio.

Conclusão

A água peptonada é usada como meio de crescimento e como base para meios de fermentação de carboidratos. É um meio de caldo usado para a detecção de indol.

Também é um meio de crescimento mínimo que é usado para determinar os padrões de fermentação de carboidratos de organismos não fastidiosos.

A água peptonada é útil como diluente ou para fazer suspensões de microorganismos não fastidiosos para procedimentos de enumeração microbiana. A água peptonada  com pH ajustado para 8,4 (condição alcalina) é adequada para o cultivo e enriquecimento de espécies de Vibrio.

 

 

Precisando de meios de cultura e de água peptonada não deixe de nos consultar.

Não se esqueça de deixar aqui um comentário sobre a sua impressão ao ler o material.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])