As vidrarias de laboratório são instrumentos de vidro projetados para uso em ambientes de laboratório, e desempenham um papel fundamental na manipulação de substâncias químicas, medição de volumes, aquecimento e muitas outras operações realizadas em experimentos científicos e análises laboratoriais. Essas vidrarias são fabricadas com vidro borossilicato, que é resistente ao calor e a muitos produtos químicos, e são projetadas de forma precisa para garantir medidas e manipulações precisas. As vidraria de laboratório referem-se a uma variedade de materiais de vidro usados em trabalhos científicos e de pesquisa e tradicionalmente são em vidro .
O vidro é muito versátil e pode ser soprado, dobrado, cortado, moldado e formado em vários tamanhos e formas e, portanto, é comum em laboratórios de química , biologia e analíticos.
Muitos laboratórios de química têm programas de treinamento para demonstrar como a vidraria é usada e alertar os usuários iniciantes sobre os riscos de segurança envolvidos no uso da vidraria de laboratório.
Qualquer execução e experimento em um laboratório envolve a utilização de vários materiais de laboratório.Nosso objetivo com esse post é orientar os usuários de laboratório a função de cada um dos produtos de laboratório.
Erlenmeyer : frasco de vidro ou plástico que leva o nome do químico alemão, Emil Erlenmeyer. Sua utilização é vasta, podendo ser usado para misturas e soluções.
Tubo de Ensaio: recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Pode ter tampa rosca ou não.
Pipeta : Instrumento de vidro e de medição, transferência rigorosa de volumes líquidos.
Proveta: tubo de vidro cilíndrico com base e aberto em cima, que pode ser fabricado com plástico ou vidro. A característica é a presença de medidas em toda a sua extensão. É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão.
Lamparina: utensílio destinado a aquecer em pequenas proporções análises que requerem pouco calor. Consiste num reservatório, onde é colocado um líquido combustível, onde mergulha um cordão, por onde o líquido sobe , para ser queimado na outra extremidade (pavio).
Bureta: vidraria utilizada em laboratórios, disposta na vertical (com escoamento de fluido de forma gravitacional), sustentada por um suporte universal (com garras) e, quando em utilização, posicionada sobre um béquer ou erlenmeyer. Utilizada na dosagem volumétrica de reagente químico nas titulações.
Comprar vidraria de laboratório corretamente é essencial para garantir que você obtenha o equipamento certo para suas necessidades, mantendo a segurança e a precisão em suas operações. Aqui estão algumas etapas para ajudá-lo a comprar vidrarias de laboratório de forma adequada:
Considere acessórios e componentes adicionais: Além das vidrarias básicas, considere quaisquer acessórios, como suportes, garras, torneiras, ou peças de conexão que você possa precisar para operar as vidrarias eficazmente.
Agora que você já conhece as vidraria de laboratório , solicite seu orçamento.
Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas (sp@splabor.com.br)
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
View Comments
Parabéns pelo blog, sempre explicativo. Sou cliente da Splabor e compro sempre, parabéns pelo trabalho.