SP Labor - Equipamentos e Acessórios para Laboratórios

Como devo calçar minha Luva Estéril? Orientações

Como devo calçar minha Luva Estéril Orientações
Sumário

Você Precisa usar Luvas Estéreis com Frequência?

 

Na verdade, calçar uma luva estéril  pode, e provavelmente irá, variar de luva para luva. Mas como abordado anteriormente no texto luvas, um bem necessário”, existem diferentes tipos de , umas para situações mais críticas e outras para situações mais leves, porém todas com a finalidade de proteção seja para quem irá manipular quanto para o que será manipulado. De fato, precisamos estar atentos a alguns cuidados, mas principalmente ao tipo de luva a ser usado.

Para essa dúvida, antes de mais nada precisamos ter em mente o porquê de usar luvas  e como utilizá-las de forma consciente, pois para cada trabalho ou manuseio com luvas haverá um tipo de luva correspondente. Esclarecendo essa teoria seguimos adiante analisando qual a real necessidade da luva na nossa atividade e qual impacto poderá ser causado se a luva não for calçada corretamente, abaixo alguns tipos diferentes de luvas serão abordados para melhor esclarecimento. Após responder esses questionamentos e entender sua importância podemos seguir em frente para nossa atividade.

 

Como calçar Luvas Estéreis?

 

O critério para calçar uma luva varia conforme seu tipo, no entanto existem cuidados gerais que devem ser adotados ante utilização.

  • Inicialmente, organize todo material que será utilizado na atividade, inclusive sua luva.
  • Verifique o CA [certificado de aprovação] da luva a fim de certificar que a luva é adequada para tal atividade.
  • Escolha a luva no tamanho ideal para sua mão para que não sobre folgas ou aperte seus movimentos.
  • Não empreste sua luva! Independente do tipo, a luva é considerada um equipamento de proteção individual [EPI], e não equipamento de proteção coletivo [EPC], então somente você poderá usar esse EPI.
  • Se a luva rasgar ao calçar ou durante o uso, troque por uma nova.
  • Não utilize adornos [relógios, anéis, alianças, pulseiras e outros] por baixo da luva pois esses podem danificar a luva, e facilitar o contato direto com o objeto presente na atividade.

Na etapa de calçar uma luva, ter cuidado e atenção é primordial. E conforme dito anteriormente, calçar a luva dependerá do tipo a ser utilizado, vamos a alguns tipos para exemplificar nosso entendimento.

Luva Estéril

São luvas de látex que vem em pacotes de papel irradiados. É uma luva estéril  para se trabalhar em meios que se tem controle de microrganismos e não pode haver contaminação.

Para essa luva tem um vídeo explicativo de como calçá-la, e o passo a passo segue abaixo:

  • Lave suas mãos com água e sabão antes da utilização, seque com papel descartável, higienize com álcool etílico 70% e deixe secar ao natural.
  • Apoie o pacote [embalagem externa] da luva estéril em uma bancada limpa e com cautela abra-o.
  • Abra a segunda embalagem sem tocar na parte externa da luva [parte da luva que terá contato com o material].
  • Pegue a luva pela parte interna e posicione-a nos dedos para calçar a primeira mão.

  • Com a mão calçada, pegue a outra luva pela parte estéril e posicione a luva na segunda mão a ser calçada.
  • Faça o ajuste da luva sem tocar na parte interna da luva ou em uniformes/ roupas ou no próprio corpo.
  • Borrife álcool etílico 70%, e direcione a atividade.
  • Se durante a atividade sentir que a mão está molhada, repita a higienização e troque de luva.

OBS: Se por acaso uma das luvas ou o pacote aberto cair no chão ou tiver contato direto com a mão, o ideal é descartar.

Luva Não Estéril / Procedimento

São luvas de látex não estéril ou luva de vinil. Essas luvas não possuem um grau tão crítico quanto a esterilidade, porém é necessário manter uma boa higiene da luva para seu uso.

  • Essas luvas vem em caixas com uma certa quantidade, abra a caixa e retire uma luva.
  • Calce a primeira mão posicionando a luva nos dedos e ajustando-a até o punho.
  • Retire outra luva e repita o mesmo procedimento.
  • Borrife álcool etílico 70% e siga para atividade.

Manutenção / Temperatura / Limpeza

São luvas para  altas temperaturas  e luvas para baixas temperaturas em poliuretano e podem ser tricotadas em malha grossa ou forrada felpuda, também podem ser de neoprene.

Não tem um grau crítico quanto a sua esterilidade e sua limpeza podendo ser feita em períodos determinados. Não há problemas de se tocar diretamente na parte de manuseio. Para calçar a luva siga os passos abaixo:

  • Essas luvas vêm o par em pacote, abra o pacote e retire uma luva.
  • Calce a primeira mão posicionando a luva nos dedos e ajustando-a até o punho.
  • Retire outra luva e repita o mesmo procedimento.

Nada mais nada menos, nós usuários devemos utilizar luvas para “proteção”, para nos proteger assim como o material que estamos manipulando. Então, se estamos trabalhando em um laboratório químico, usamos luvas para nossa proteção contra os reagentes químicos e, também, para evitar a contaminação dos próprios reagentes.

Já, se trabalhamos em um laboratório biológico, usamos luvas não somente para nossa proteção mas para os materiais de laboratório não serem contaminados e com isso não haver crescimento de bactérias ou fungos. Entre outras situações, o porquê de usar luva é sempre o mesmo, proteção! E a forma consciente e o tipo de se utilizar as luvas vai depender da atividade a ser executada.

Em segundo lugar, pensar que “se precisamos calçar uma luva é porque o manuseio da atividade deve ser cauteloso e não devemos ter contato direto com o meio manipulado” pois caso esse contato direto ocorra pode haver consequências graves para o manipulador e para o manipulado.

 

 

Dúvidas ? Sugestões? Entre em contato conosco.

Referência:
Acesso: 29/07/2021: Disponível em http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr6.htm
Acesso: 29/07/2021: Disponível em https://emportuguescorreto.pt/38277.html

Texto com colaboração do Instagram @donaquimica

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Foto de Redator do Site SP Labor
Redator do Site SP Labor

A Splabor é uma empresa líder no ramo de fabricação de equipamentos para laboratório, especializada em oferecer uma ampla variedade de equipamentos para laboratórios, materiais e produtos para laboratório de alta qualidade.